APOIO À OCUPAÇÃO DE ESCOLAS EM PROTESTO A MP 746/2016 E PEC 241/2016

23-10-2016 01:14

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)  – Seção Local Vitória - ES, vem a público manifestar seu apoio aos estudantes que ocupam as dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, e das escolas estaduais Almirante Barroso (em Vitória) e Agenor Roriz (em Vila Velha), e que desta maneira se somam a mais de mil escolas, institutos e universidades ocupadas pelos estudantes em todo o país.

Entendemos às ocupações como forma legítima de protesto e resistência frente medidas como a MP 746/2016 (MP do Ensino Médio) e PEC 241/2016. O atual Governo Temer, resultado de um golpe parlamentar, busca com a MP 746/2016 promover significativas reformulações do Ensino Médio sem o devido diálogo com a sociedade, hierarquizando os saberes necessários à formação dos estudantes e ainda propondo ensino integral sem levar em consideração a infraestrutura das escolas e a valorização dos profissionais da Educação. Já a PEC do Fim do Mundo, que propõe congelar os investimentos públicos nos próximos 20 anos, significará um retrocesso para a educação e saúde pública, direitos constitucionais que não foram efetivados para o povo brasileiro.

A não abertura ao diálogo por parte do Governo e dos deputados federais que aprovaram a PEC 241, sem emendas, na votação do 1º turno na Câmara, bem como o silêncio da quase totalidade da imprensa brasileira aos riscos da PEC 241/2016, reforça a importância da ação direta por via das ocupações como expressão de indignação e de contestação/luta, e seu caráter literal e simbólico de apropriação (e defesa) do espaço público pela população.

Por uma educação pública, gratuita e de qualidade é que nos solidarizamos às ocupações estudantis! Nenhum direito a menos!

23 de outubro de 2016