NOTA DE REPÚDIO A JAIR BOLSONARO E APOIO A PROFESSORA TÂNIA BOLSANELO

01-06-2016 10:42

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção Vitória vem à público manifestar seu repúdio a exposição que a Professora Tânia Bolsanelo (Rede Estadual do Espírito Santo) sofreu no dia 24 de maio de 2016 nas redes sociais, por meio da página do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PR-RJ). Na ocasião, ao divulgar um vídeo da fala da docente sobre as posições políticas declaradas do referido parlamentar, a intenção foi ridicularizá-la, denunciando-a sobre uma suposta atividade de doutrinação político-ideológica.

A ação do deputado (ou de sua assessoria) está inscrita num recente processo de tentativa de cercear a atividade docente, no que se refere a sua autonomia e liberdade de expressão, prevista na Constituição Federal. Articulações de setores conservadores da sociedade brasileira se alinham ao Projeto “Escola Sem Partido”, que recentemente, tem reverberado em projetos de lei em diferentes Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Esse projeto tem se sustentado, em seu discurso, um ataque sistemático aos docentes, sobretudo da Área de Ciências Humanas, acusando-os de estarem “doutrinando” os alunos. No fundo, o Projeto Escola Sem Partido pretende criminalizar (silenciando) os docentes e as discussões que colocam em xeque os valores hegemônicos da nossa sociedade como a questão da exploração de classe e as diferentes formas de opressão (gênero, raça, sexual etc).

No referido vídeo, em sala de aula, a professora Tânia expõe com clareza o discurso do deputado Jair Bolssonaro na sessão de votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na câmara dos deputados, quando o deputado homenageou o torturador Ustra, configurando uma infeliz menção a um passado recente de nossa história. O deputado de fato não está no currículo escolar, como ele relata, mas a ditadura sim. E esta infeliz menção levou a indignação e reação dos profissionais da educação e de outros segmentos da sociedade. Pois tal deputado representa uma fatia da sociedade retrógrada e nostálgica de uma época em que a democracia foi estrangulada em nome de uma minoria oportunista.

A professora além de uma excelente profissional possui uma moral e ética invejável. Já o deputado tem práticas sociais nada exemplares, como homenagem a um torturador, práticas racistas, homofóbicas e machistas. E imaginamos sim nossos filhos sendo formados por profissionais como Tânia Bolsanelo, que não se omitem diante da realidade política do Brasil e cumprem o papel pedagógico de abordarem, de maneira ética e respeitando os direitos humanos, elementos do cotidiano que ultrapassam os limites das listas de conteúdos e incorporam o chamado currículo oculto presente nas escolas.

AGB, SEÇÃO VITÓRIA-ES

31 de maio de 2016