ATA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA SL VITÓRIA 17/04/24
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA AGB SEÇÃO LOCAL VITÓRIA – 17/04/2024
Ao décimo sétimo dia do mês de abril do ano de dois mil e vinte e quatro ocorreu virtualmente através da plataforma Google Meet, a Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local Vitória. Seu início se deu às dezenove horas e dez minutos. Estiveram presentes na reunião as associadas e associados, Gabriel Pedro Alves Lopes, Viviane dos Santos Coutinho, Natália Crivellaro Couto, Angela Beatriz, Davi Klystie, Fabio Junior, Francklin, Inacio Alves, Iris Horacio, Lucas Silva, Marco Túlio, Paola Luchesi e Luiz Duarte.
A assembleia teve os seguintes pontos de pauta. 1.Informes; 2.Formação da Comissão Eleitoral da nova gestão da Seção Local Vitória e 3. Nomeação de delegadxs para 146º Reunião de Gestão Coletiva (RGC).
Inicialmente o associado Gabriel fez uma explanação sobre o que é uma assembléia de uma seção local da AGB, qual seu caráter e a importância desse e outros encontros para o funcionamento da instituição. Em seguida foi colocado aos presentes os pontos de pauta que seriam discutidos na assembléia e se gostariam de acrescentar mais pontos. Paola destaca que na ATA da referente assembléia deve se fazer o registro do contexto de greve que a UFES e demais Universidades públicas no país estão enfrentando, o que fez surgir comentários sobre a ATA como documento que possui um papel democrático e de registro dos acúmulos de debates e discussões ocorridas, bem como demonstra como a instituição funciona, possuindo também muita importância para as questões legais e normativas. Inácio pergunta sobre a mobilização para o CBG em São Paulo, o que foi acrescentado como ponto de pauta. Marco indaga sobre a relação da AGB e o CREA, comenta que como inspetor do CREA visualiza a minoritária presença de geógrafos e como é difícil o espaço para esse profissional. Fábio e Gabriel ratificam a problemática, e este último ainda responde que recentemente houve uma articulação entre a Seção Local com o CREA no processo de reversão da exclusão dos profissionais de Geografia nos concursos públicos. Marco complementa dizendo que é muito difícil pensar alternativas profissionais e que o recém bacharel em Geografia não encontra muitos caminhos, e que uma das possíveis soluções seria criar uma demanda de cursos e de capacitação dentro do CREA, ainda falou sobre o cooperativismo das engenharias e a importância de reviver a Geografia na atividade pública. Os presentes concordaram ser este um debate que deva ser retomado posteriormente. Marco se coloca a disposição para a realização de articulações.
1.Informes. Foi relembrado a situação de transição da SL, em razão do término da gestão atual e a necessidade de uma nova eleição, bem como o aumento do número de associados devido ao CBG.
2. Formação da Comissão Eleitoral da nova gestão da Seção Local Vitória. Foi compartilhado e lido com os presentes os incisos do Título V do Regimento Interno que trata - Das Eleições e Posse da Diretoria Executiva Local - ressaltando a obrigatoriedade de todos os membros da chapa serem associados a SL e a formação mínima de três membros para a Comissão. Gabriel Pedro, Paola Luchesi e Viviane Coutinho foram os que se candidataram a compor a Comissão Eleitoral. Em seguida foi anunciado que esta comissão fará a construção do edital e a devida convocação e divulgação da eleição nas próximas semanas;
3. Nomeação de delegadxs para 146º Reunião de Gestão Coletiva (RGC).Primeiramente foi explicado o que é uma RGC e como ela funciona. A convocatória foi aberta e lida para todos os presentes. Os Seguintes pontos foram abertos para a discussão: A) Observação I: Auxílio Financeiro Para Delegados e Delegadas Das Seções Locais. Foi discutido o não financiamento para delegados(as) das SLs que irão se dirigir a RGC, sendo lido para todos a justificativa enviada em anexo. Foi acordado que isto deverá ser ponto de pauta a ser levada para a RGC, de modo que foram colocadas alternativas para o financiamento de ao menos algumas seções locais mais distantes do local aonde ocorrerá as próximas RGCs, para que não haja uma tendência a apenas a participação das seções locais do centro-sul e para que evite um certo elitismo na participação da construção da AGB;
B). Seções Locais Da AGB. Foi ressaltado o envio da documentação para o credenciamento para a RGC e a nomeação de Luiz Duarte, como primeiro delegado e Viviane Coutinho como segunda delegada da SL Vitória para a 146ª RGC.
C) VIII Congresso Brasileiro De Geógrafos (CBG). Foi debatida a participação da SL Vitória no CBG e o consenso foi que ela deva compor a comissão de monitoria. Foi relembrado os prazos de inscrição do evento e ressaltado que é necessário realizar uma divulgação do mesmo. Foi criada duas propostas que foram abertas a votação: i) a elaboração de um evento presencial, seja em frente a UFES ou em outro espaço público (dado o fechamento dos portões da universidade em razão da greve), no formato de um Pré-CBG e ii) divulgação online, em formato de vídeo e posts de compartilhamentos, sobre o evento e sua importância. Sendo a segunda opção a vencedora, havendo a formação de uma comissão responsável por essa divulgação.
Também foi acordado a necessidade da criação de uma formação/roda de conversa com os monitores da local antes do início do evento.
D) XXI Encontro Nacional De Geógrafos (XXI ENG) (2026). Foi discutido a real viabilidade da UFES e de outros espaços do estado do Espírito Santo, como o IFES de Nova Venécia, Alvares Cabral e demais em sediar um evento dessa envergadura, uma vez que há um contexto de falta de verba da própria universidade e de falta de apoio da administração central. Também foi relembrado os eventos de Geografia que já ocorreram no estado. Este assunto foi colocado a ser discutido posteriormente e a princípio a SL Vitória não se prontifica a sediar o evento.
Não havendo nada mais a tratar encerra-se a reunião às 22 horas e 15 minutos.
Vitória, 17 de abril de 2024