Comunicado

24-10-2013 14:36

Conforme decisão da 113ª RGC, o VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG) será realizado em Vitória-ES. A partir da definição da 115ª RGC, divulgamos na 1ª Circular do CBG que o período de realização do evento seria entre os dias 06 e 12 de julho de 2014, coincidindo com a última semana da Copa do Mundo de 2014. Todo o planejamento do VII CBG vem tendo como referência a realização do evento no período acima, o que foi aprovado pela Reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a promessa de inseri-lo no Calendário de 2014.

Nas últimas semanas, a Comissão Organizadora Local do VII CBG foi surpreendida com a notícia de que na proposta de Calendário da UFES para 2014 o recesso estudantil provavelmente não coincidirá com o período da Copa do Mundo. Inicialmente, a Lei da Copa previa que todos os Sistemas de Ensino do país deveriam adequar seus calendários de 2014 de forma que as férias escolares coincidissem com o período da Copa do Mundo. No entanto, posteriormente, o Conselho Nacional de Educação emitiu um Parecer desobrigando os Estados que não são sedes de jogos da Copa a cumprir tal norma.

A partir disso, os Colegiados dos Cursos da UFES vislumbram a possibilidade de acertar o calendário ainda em 2014, atrasado em função da greve de 2012, e vem construindo uma proposta que prevê aulas durante a Copa .
A possibilidade descrita acima gerou grande apreensão na Comissão Organizadora do CBG, uma vez que a realização de um evento de tal porte apenas é possível durante o recesso estudantil, pois dificilmente os Departamentos da UFES concordarão em suspender suas atividades durante uma semana no último mês do semestre para a realização do CBG.

Na proposta de calendário de 2014, haverá um curto recesso entre o dia 08 e 17 de agosto. Em reunião realizada ontem, 21/10, entre a Assessoria da Reitoria da UFES e membros da Organização do CBG, tendo como referência a proposta de calendário de 2014, cogitou-se a hipótese de adiar o VII CBG para o período entre 10 e 16 de agosto.

Na próxima sexta-feira haverá uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que deverá discutir a proposta de Calendário de 2014. No entanto, não se tem garantia que decisão definitiva sobre esse assunto saia dessa reunião – estamos mobilizando conselheiros próximos para que coloquem esta discussão na pauta, para que tenhamos bases cada vez mais sólidas sobre as quais possamos tomar decisões.

Assim, esse comunicado tem como objetivo esclarecer a comunidade agebeana sobre os recentes acontecimentos em Vitória que poderão impactar na mudança do período do CBG anteriormente estabelecido. É importante que tais informações circulem nas Assembleias Gerais das Seções Locais que antecedem a 116ª RGC, que será realizada em Porto Alegre, entre 01 e 03 de novembro, de forma a subsidiar a decisão que terá que ser tomada pela RGC em relação a esta questão.

Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local Vitória