NOTA DE APOIO

17-04-2014 18:59
NOTA DE APOIO À LUTA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ES
 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Vitória-ES, expressa todo apoio à luta dos Profissionais de Educação da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Em Assembleia do Sindiupes realizada no último dia 08, quase 2000 Professores/as deflagraram GREVE GERAL, após muitos anos de silêncio e resignação desta importante Categoria Profissional.

As reivindicações são legítimas e fundamentais para o fortalecimento da Educação Pública e Democrática no Espírito Santo: aumento salarial real (acima da inflação), cumprimento do Piso Nacional (remuneração e 1/3 de Planejamento), Gestão Democrática nas Escolas, Plano de Cargos e Carreiras, etc.

A AGB também repudia as diversas ações que se seguiram para desmobilizar e enfraquecer este legítimo Movimento de Greve: Decreto de Ilegalidade da Greve por parte do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, assédio moral dos Diretores de Unidades de Ensino para desencorajar a adesão dos Profissionais à Greve, o arquivamento da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) na Assembleia Legislativa que previa a Eleição Direta para Diretores de Unidades de Ensino e o papel da Grande Mídia em ignorar ou distorcer os fatos referentes à Greve e às manifestações.

Esperamos que tais ações autoritárias fortaleçam ainda mais a luta dos Profissionais em Educação. Esta luta é de todos/as capixabas comprometidos com a Educação Pública.

 
"Quem luta, educa"!
 
AGB, Seção Vitória
Diretoria Executiva Local 2012-2014
Vitória, 17 de abril de 2014